Compliance financeiro: saiba os benefícios e como implementar
O compliance financeiro visa apurar a conformidade e a transparência das transações financeiras de uma empresa. Trata-se de um(a) profissional de controladoria responsável pela boa conduta financeira dentro da organização, evitando fraudes e não conformidades relativas às leis.
Quantas vezes você já ouviu o termo “lavagem de dinheiro” nos noticiários? Essa é uma das práticas econômico-financeiras que desviam e ocultam a verdade relacionada a origem de ativos financeiros.
Portanto, o compliance financeiro surge como uma ferramenta para monitorar o setor financeiro e impedir que esse tipo de situação aconteça dentro de um negócio, seja de forma intencional ou por erros não percebidos.
Para conhecer mais sobre as funções do compliance financeiro, continue a leitura do artigo!
Compliance é um termo de língua inglesa que, quando traduzido para o português, significa conformidade. Trata-se de um conjunto de práticas voltadas para a prevenção de problemas financeiros e de investigação, caso ocorram.
Portanto, sua função é gerir, de forma transparente, como os dados e informações pertinentes para o departamento são conduzidos e registradas, buscando erradicar os erros e evitar problemas maiores, além de prevenir fraudes.
Com respaldo no Código de Ética e Conduta, o compliance financeiro também fica responsável pela criação de processos e por escolher quais as melhores formas de controlá-los. Essa é uma visão importante para que as atribuições citadas acima sejam bem desempenhadas.
Por fim, outra responsabilidade importante do compliance financeiro é verificar como a empresa está em relação às legislações e normas financeiras, fazendo ajustes caso seja necessário.
Os principais desafios do profissional de compliance financeiro atualmente
Um dos principais desafios do compliance financeiro atualmente é lidar com a tecnologia, que assume cada vez mais protagonismo nas empresas. O setor financeiro tem sido um dos mais impactados positivamente pelas inovações digitais, pois otimizam o trabalho e automatizam diversos processos.
No entanto, para o setor, esse assunto exige atenção. Afinal, com as novas tecnologias surge a necessidade de verificar os procedimentos, acompanhar de perto os números e as novas legislações e manter a empresa dentro das boas práticas de gestão e proteção de dados.
Portanto, apesar de facilitar seu trabalho, a tecnologia também ajuda o setor a reduzir os gastos para tecer suas análises e relatórios por meio da automatização.
Além disso, as atividades do compliance financeiro demandam um alto volume de regras, requerimentos, regulamentações e relatórios, mas todos esses itens podem ser geridos com maior eficácia por meio da tecnologia. Isso sem contar o ganho na assertividade e na diminuição de erros que evitam os prejuízos causados por multas ou não conformidades em relação às leis fiscais ou jurídicas.
Portanto, o maior desafio é a segurança da informação e a proteção de dados. Com o crescimento dos recursos digitais utilizados dentro das empresas, torna-se essencial que os profissionais da área estejam atentos quanto à segurança dentro do setor financeiro da empresa.
Para isso, eles podem trabalhar em conjunto com o setor de TI na elaboração de estratégias de proteção e a conscientização do uso dos recursos digitais por meio de treinamentos, por exemplo.
Como implementar em minha empresa?
A princípio, a implementação do cargo de compliance financeiro varia de empresa para empresa, pois deve-se levar em conta seu porte e suas políticas internas. Além disso, vale lembrar que as funções dos profissionais da área serão voltadas ao monitoramento, controle e registro das transações financeiras.
Embora exista uma variação de empresa para empresa, há também alguns passos mais gerais que servem para introduzir o setor em seu negócio. Abaixo, você confere alguns deles:
Seguir um código de conduta;
Estabelecer canais de denúncia seguros dentro da empresa;
Treinamentos e palestras sobre a importância das conformidades fiscais, financeiras e jurídicas;
Estabelecer uma hierarquia de aprovação orçamentária e financeira que envolvam diversas pessoas;
Manter uma base dados centralizada, acessível e transparente;
Integração de todos os setores da empresa para uma condução e manutenção da conformidade financeira como política central.
Tesouraria descomplicada
Como vimos, o compliance financeiro é responsável pela condução e gestão de um volume robusto de dados e informações. A tecnologia apresenta novos desafios e exige atualização constante por parte de profissionais do setor, mas também pode ser um instrumento valioso.
Para isso, o AllStrategy Fluxo, software voltado para tesouraria, pode ser um grande aliado do compliance e da tesouraria em seu negócio! A solução automatiza e concilia informações financeiras em um único lugar, possibilitando uma visão 360º do financeiro do seu negócio e com dados seguros e atualizados em tempo real!
Para saber como o AllStrategy Fluxo pode ajudar sua empresa, clique aqui!