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Forecast de Vendas: saiba o que é e como fazer

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O Forecast de Vendas prevê o faturamento e os lucros a curto, médio e longo prazo. Em posse dessas informações, uma empresa consegue ser mais assertiva quanto ao seu planejamento estratégico.

Todos os tipos de negócios visam fortalecer suas receitas, pois é o que possibilita o crescimento e a expansão diante do mercado, cada vez mais competitivo. Porém, antes de criar, planejar meios de evoluir e – consequentemente – agir com precisão, torna-se necessário compreender até onde uma empresa pode chegar. Ou seja, é importante não somente mirar para os objetivos, mas também antecipar as chances de alcançá-los.

Sendo assim, muitos gestores passaram a utilizar o Forecast de Vendas como uma forma de prever alguns cenários, principalmente os relacionados ao faturamento.

Neste artigo, trazemos as informações sobre o que é um Forecast de Vendas além de explicar como fazê-lo. Continue a leitura.

Índice – Neste artigo, você verá:

O que é Forecast de Vendas?

O Forecast de Vendas é um instrumento utilizado para embasar previsões sobre o faturamento de uma empresa, formulando estimativas de crescimento e resultados. Suas principais características são:

  • Projeção de Vendas Futuras;
  • Análise de Tendências;
  • Utilização de Dados Quantitativos e Qualitativos;
  • Avaliação de Riscos e Incertezas; e
  • Monitoramento e Revisão Constantes.

Dentro de um determinado período, o Forecast voltado para vendas vai projetar como será o desempenho das vendas, prevendo lucros e como as estratégias implementadas devem contribuir para o sucesso de um negócio.

Ao utilizar dados do presente e informações financeiras do passado, o Forecast de Vendas vai entregar uma previsão mais concreta que não fique amarrada ao campo do achismo.

Veja também: Projeção de vendas: 4 dicas para otimizar o seu planejamento estratégico

Como fazer um Forecast de Vendas?

Estruturar um Forecast de Vendas depende de outras partes para ter um efeito satisfatório. Portanto, o gestor e a empresa precisam ter e entender o processo e as estratégias comerciais implementadas.

Saber analisar o funil de vendas também é uma das habilidades imprescindíveis, afinal, neste momento estamos falando sobre conversões e vendas. Essa etapa também ajudará a identificar os perfis dos clientes do seu negócio e focar neles.

Não ignore o budget (orçamento) disponível para alcançar suas metas. Trabalhe dentro da realidade orçamentária, porque somente desta forma será possível desenvolver um Forecast de Vendas com dados concretos.

Como calcular o Forecast de Vendas?

Para calcular um Forecast de Vendas existem três pilares essenciais, são eles: ticket médio, taxa de conversão e valor médio das vendas.

Estes elementos norteiam a formulação da ferramenta.

Veja-os em detalhes:

  • Ticket médio: mede a performance de vendas de um negócio. Para obtê-lo, divida o valor total de vendas de um período pela quantidade de clientes que compraram ou vendas realizadas no mesmo recorte de tempo. 
  • Taxa de conversão: aponta quantos leads há e quantos foram convertidos em proposta ou em vendas. Basta dividir o número de leads pelo número de conversões. 
  • Valor médio das vendas: é o ticket médio dividido pela taxa de conversão, cujo resultado será aplicado no Forecast de Vendas.

Para obter o resultado do valor médio de vendas, multiplica-se o número de leads ativos pelo resultado do valor médio de vendas. Lembrando que lead ativo são as oportunidades que um negócio obteve.

Ao final dessa multiplicação, você terá acesso aos números do Forecast de Vendas.

Como acompanhar o Forecast de Vendas?

Acompanhar as previsões do Forecast de Vendas requer alguns cuidados para conseguir maior clareza nas análises e na compreensão dos clientes de um negócio. Veja:

Entenda seus clientes

O Forecast de Vendas deve levar em conta os grupos variados de clientes que existem em uma empresa, deste modo, as previsões tornam-se mais assertivas, propondo estratégias com maior índice de conversão.

Os indicadores de leads e o funil de vendas auxiliam bastante nesse processo, apontando acertos e erros que precisam ser corrigidos para o melhor desempenho estratégico.

Não só as vendas importam

Leads e a movimentação deles dentro do seu negócio também são importantes mesmo quando não convertidos em faturamento. Eles permitem que as análises e previsões sejam realizadas, sempre promovendo a ideia de crescimento e evolução das suas estratégias para conquistar mais clientes e aumentar as vendas.

Use a tecnologia ao seu favor

Atualmente, temos acesso a uma gama variada de soluções tecnológicas voltadas para otimizar a gestão de uma empresa em seus diferentes departamentos.

Acompanhar dados em tempo real, evitar falhas e informações cruzadas, otimizar a entrega de relatórios e análises, essas são apenas algumas vantagens que elevam a qualidade do trabalho no setor financeiro.

Essa é a missão do AllStrategy Plano, software voltado ao planejamento orçamentário, que ajuda no gerenciamento e acompanhamento de dados, na elaboração de relatórios e em muito mais.

Manter e atualizar todo esse volume robusto de informações é desafiador, porém, tais processos podem ser facilitados através de tecnologias que os descomplicam e otimizam, como o AllStrategy Plano. 

Com esse software de gestão financeira, o setor financeiro da sua empresa vai redirecionar os esforços para tarefas mais importantes que não podem ser automatizadas.

Ele foi desenvolvido especificamente para as demandas de controladoria, automatizando processos repetitivos do setor, além de proporcionar o acompanhamento, em tempo real, de tudo o que acontece na sua empresa.

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Tags: planejamento estratégico
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