Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the insert-headers-and-footers domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/site/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/site/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
GMD: Entenda por que as empresas utilizam
Blog, Controladoria

GMD: Entenda por que as empresas utilizam

GMD: Entenda por que as empresas utilizam

Mesmo que a sua empresa não utilize, provavelmente você conhece a metodologia do orçamento matricial ou gestão matricial de despesas. Tal conceito surgiu na década de 60 e atualmente auxilia as empresas a terem um controle mais efetivo dos gastos operacionais.

Na gestão matricial, normalmente as empresas agrupam as despesas em pacotes, como despesas com viagens e gastos administrativos. Cada pacote tem um responsável geral, conhecido como gestor do pacote, que estará incumbido de coordenar e controlar tais gastos, respondendo por toda a empresa e não só por determinado setor.

O outro eixo da matriz corresponde aos setores da empresa, denominados entidades, sendo que cada um também possui um gestor. A proposta central da metodologia é analisar e gerir as receitas e despesas, não mais pelos centros de custo, mas pelo cruzamento de entidades e pacotes. Por isso chamamos de orçamento matricial.

Quais os benefícios?

Por mais que estejamos falando de gestão matricial de despesas, a intenção desse artigo não é explicar a fundo a metodologia e sim, explicitar os benefícios que fizeram com que muitas empresas optassem por utilizá-la. Se a empresa possui muitas unidades e centros de custos, e tem o processo orçamentário descentralizado, há uma necessidade maior de controle orçamentário, a fim de respeitar o planejamento da empresa como um todo.

Para auxiliar nesse processo, o orçamento matricial faz com que as despesas sejam controladas por duas pessoas ao mesmo tempo: o gestor da entidade e o gestor do pacote. É claro que o gestor da entidade, responsável por determinado centro de custo, terá uma visão voltada ao seu setor, enquanto o gestor do pacote tem uma visão ampla e comparativa dos gastos daquele pacote em relação às outras entidades.

Portanto, se um setor está gastando mais do que outro em viagens, por exemplo, o gestor do pacote irá identificar e o gestor daquela entidade com discrepância terá que justificar tal acréscimo na despesa. A análise dos responsáveis por cada pacote faz com que as despesas sejam melhor administradas, tanto para mantê-las de acordo com o estipulado no orçamento da empresa, quanto para possíveis desperdícios e excessos que podem eventualmente ocorrer.

Logo, as empresas que possuem uma grande estrutura organizacional optam pela gestão matricial de despesas para ter um controle mais criterioso dos gastos, a partir do cruzamento de entidades e pacotes, análises e justificativas, e assim evitar possíveis desvios no planejamento. Inclusive, pode ser um excelente recurso para sua empresa. Já pensou a respeito?

Software Alstrategy Plano

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: Gestão Matricial de Despesas, GMD, tesouraria
2023 AllStrategy. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Fresh Lab - Inteligência em Marketing Digital