Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the insert-headers-and-footers domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/site/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/site/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114 Quais as diferenças entre OKR, BSC e GPD?
Blog
Quais as diferenças entre OKR, BSC e GPD?
Os modelos de gestão empresarial, assim como os tipos de negócios, variam bastante. Entre eles, temos OKR, BSC e GPD — para citar alguns. Há diversas metodologias de negócio disponíveis para os gestores aplicarem nas empresas em que trabalham; portanto, definir o modelo que será mais efetivo exige uma análise prévia da organização.
Sendo assim, compreender melhor os conceitos de OKR, BSC e GPD é o ponto de partida para fazer a melhor escolha para a gestão — aquela que está alinhada às suas metas, objetivos e até mesmo à sua cultura organizacional. Antes de conhecer o que cada uma dessas siglas significa, entenda o que é, na prática, um “modelo de gestão”, sua importância e suas metodologias. Continue a leitura!
O modelo de gestão é um conjunto de técnicas, processos, ferramentas e conceitos utilizados para estruturar a atuação empresarial. Essa ferramenta possui funções previamente definidas que padronizam e melhoram o fluxo de trabalho de uma empresa, além de medir a efetividade do trabalho desempenhado em determinados períodos.
Modelos de gestão: por que são importantes?
Os modelos de gestão ajudam a decidir quais serão as ações e estratégias usadas pelas empresas, considerando seus objetivos e as metodologias que melhor atendem suas necessidades. Além de auxiliar na tomada de decisão e na abordagem estratégica, metodologias como OKR, BSC e GPD mantêm a condução do seu negócio de forma mais transparente, coesa e lógica.
O que é Balanced Scorecard (BSC)?
BSC é a sigla do termo em inglês Balanced Scorecard. Em português, pode ser traduzido como Indicadores Balanceados de Desempenho. Nesse modelo de gestão, o objetivo é tecer análises que não fiquem presas somente aos indicadores financeiros e contábeis. Deste modo, existem quatro perspectivas para mensurar o desempenho de uma empresa, que são:
Perspectiva financeira
Perspectiva dos clientes
Perspectiva dos processos internos
Perspectiva do aprendizado e crescimento.
Pode-se observar que o BSC utiliza métricas mais abrangentes e de vários setores para medir o desempenho e a atuação de um negócio.
O que é Objective and Key Results (OKR)?
Objective and Key Results, ou OKR, é traduzido para o português como Objetivos e Resultados-Chave. A metodologia em questão se baseia em uma fórmula bem direta: “Eu vou” (Objective) + “medido por” (Key Results). Ou seja, O+KR.
Os objetivos devem ser claros, precisos e demonstrados com transparência para todos os funcionários. Enquanto isso, os resultados-chave devem apontar se o objetivo foi atingido, mostrando seus resultados quantificáveis.
Por exemplo, se o objetivo de uma loja online é aumentar o número de clientes, os resultados-chave podem ser conseguir mais parcerias ou aumentar o número de visitas no site.
Para cada objetivo, podem existir dois ou mais resultados-chave para medi-lo.
O que é Gerenciamento pelas Diretrizes (GPD)?
O Gerenciamento pelas Diretrizes, ou GPD, é uma metodologia que visa facilitar a comunicação entre a gestão e os seus colaboradores.
Nesse modelo de gestão, as diretrizes, os objetivos e as metas ficam alinhadas com o desempenho e as atividades de todos os departamentos. Ou seja, os objetivos e as metas definidos pelos líderes são desdobrados em metas separadas para cada setor, mas todas as ações devem levar ao sucesso geral da empresa.
Quais as diferenças entre OKR, BSC e GPD?
A maior diferença entre os modelos de gestão OKR e BSC está nos seus prazos em relação aos objetivos. O OKR trabalha com ciclos mais curtos para impor seus objetivos e analisar os resultados-chave. Já o BSC trabalha com períodos mais longos para tecer suas análises sobre os objetivos, variando de um até cinco anos.
Outra diferença do BSC é considerar sempre suas quatro perspectivas: a financeira, a dos clientes, a dos processos internos e a do aprendizado e crescimento. Com isso, o alinhamento geral da empresa cria diversos outros objetivos setorizados, mas que caminham numa mesma direção.
GPD e BSC são muito diferentes, mas OKR e GPD, geralmente, geram dúvidas devido às suas semelhanças. Primeiro, vamos esclarecer que OKR e GPD não são a mesma metodologia. Ambos foram criados para melhorar o alinhamento dos objetivos impostos pelos líderes com os demais departamentos. No entanto, o OKR trabalha com objetivos e resultados-chave a curto prazo. Já o GPD pode variar o tamanho do seu ciclo, além de utilizar o método PDCA (Plan-Do-Check-Act, ou Planejar-Fazer-Checar-Agir, em português).
Cada modelo de gestão traz suas próprias particularidades, apesar das semelhanças em alguns pontos.
Como escolher o modelo ideal para sua empresa?
Para escolher o modelo ideal de gestão empresarial, é necessário conhecer as necessidades da sua empresa, sua cultura organizacional e o ambiente empresarial em si. Avaliar também as vendas e outras métricas financeiras pode funcionar como ponto de partida para essa decisão.
Essa parte do processo requer a manipulação de diferentes dados. Dispor de um software de gestão financeira pode agilizar essa e as demais atividades que envolvem a definição e aplicação de um modelo de gestão.
O software AllStrategy Plano centraliza e integra dados financeiros, otimizando o acesso a eles, com um fluxo de informações transparente, ganhando tempo para a tomada de decisões. Ele, ainda, reduz erros, automatiza processos, aumenta a precisão dos indicadores de desempenho (KPIs) e constrói uma visão concreta e confiável do seu negócio.