Orçamento descentralizado: Resultados positivos para sua empresa

É comum concentrarmos as tarefas em nós mesmos. Não só no dia a dia, como também na empresa. Vamos acumulando responsabilidades e quando nos damos conta é complicado gerenciar tudo e um detalhe ou outro pode escapar, comprometendo o resultado final.

Normalmente, o orçamento empresarial é determinado pela cúpula da instituição, isto é, pela diretoria e/ou pela presidência. Eles desenvolvem o planejamento orçamentário, definindo verbas e metas para unidades, centros de custos e projetos.

Embora os membros da cúpula tenham ciência da evolução e necessidades dos setores para determinar o orçamento, outra forma de gestão tem proporcionado excelentes resultados às empresas dos mais diversos segmentos: o orçamento descentralizado.

 

Orçamento descentralizado

Sabe aquele ditado: “Cada um sabe onde aperta o próprio calo”? Ninguém melhor do que nós mesmos para sabermos nossas necessidades e as escolhas que devemos fazer. Em uma empresa, por mais que a diretoria faça a gestão de resultados e um gerenciamento financeiro, os gestores de cada setor possuem, por meio da vivência, uma noção maior das necessidades do mesmo.

A metodologia do orçamento descentralizado, também conhecido como orçamento participativo ou colaborativo, faz com que cada setor participe da elaboração do orçamento e consequentemente, se responsabilize por ele, auxiliando mais incisivamente a empresa a cumprir o que foi definido no planejamento financeiro.

Desta forma, a equipe fica mais engajada e envolvida em manter o budget ajustado, participando mais efetivamente do controle financeiro do setor. Com isso, a empresa descentraliza a processo orçamentário e alcança uma gestão inteligente de despesas e um planejamento de investimentos mais preciso, já que cada centro de custo possui necessidades específicas.

A solução que otimiza o processo

Muitas empresas, e não só aquelas que realizam o orçamento descentralizado, estão utilizando software de gestão financeira para otimizar a projeção orçamentária. Tal ferramenta possibilita o orçamento colaborativo, visto que é possível determinar níveis de acesso no sistema para cada usuário e toda a movimentação fica registrada em backup de alta disponibilidade.

Além disso, há possibilidade de criar planos de ação, determinar indicadores de desempenho, relatórios de fácil visualização, justificativas e comentários e dashboard com ampla variedade de gráficos. É possível realizar planejamento de RH, de vendas, projeção de cenários, forecast e consolidação de resultados, além de muitos outros recursos que proporcionam uma projeção financeira mais segura, assertiva e veloz.

Há modelos que possuem tecnologia na nuvem, com implantação rápida e simplificada, com aplicações que funcionam como SaaS, proporcionando um ótimo custo-benefício.

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags:
2023 AllStrategy. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Fresh Lab - Inteligência em Marketing Digital