Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the insert-headers-and-footers domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/site/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/site/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Planejamento de vendas: Por que é tão importante? - AllStrategy

Planejamento de vendas: Por que é tão importante?

Uma empresa só sobrevive se tiver receitas, caso contrário as despesas consumirão rapidamente o caixa da instituição, levando ao seu fechamento. Por isso, planejar as vendas é de extrema importância, pois permite que os negócios continuem em atividade com capital próprio.

Esse planejamento não envolve apenas a determinação de metas de vendas, mas também demanda atenção a vários detalhes e fatores que podem interferir nos objetivos traçados ao setor.

Isso inclui o planejamento para produtos, ou seja, se alguma linha será lançada ou retirada de mercado; para regiões e unidades, de forma que cada uma saiba quanto é esperado que venda; para representantes, determinando as metas individuais dos vendedores etc.

Embora pareça ser um processo complexo, não deve ser ignorado pelos gestores, podendo ser realizado de maneira automatizada, o que facilita o planejamento.

A importância de planejar as vendas

Por mais que os custos e despesas da empresa possam ser otimizados e reduzidos, eles ainda existirão e precisam das receitas para que sejam cobertos, sem prejudicar o caixa da instituição.

Além disso, se a companhia espera crescer e ter mais lucro, precisará investir em aumentar as vendas.

Assim, o planejamento de vendas orienta os gestores e colaboradores nas estratégias a serem adotadas, pois com as metas determinadas, todos sabem como proceder e o que é esperado no final do período.

Esse processo deve ser feito de forma consciente e envolve tanto a expectativa financeira de venda para os produtos e regiões quanto a avaliação se o time está preparado ou se precisa de reforços e treinamento.

Afinal, não adianta esperar que grandes vendas sejam feitas, se a equipe não tiver a estrutura necessária, por isso o planejamento de RH e de investimentos também devem ser observados.

Outro ponto a se considerar é que as vendas influenciam no planejamento da produção, pois se a expectativa de venda aumenta, a gestão precisa se organizar para que não falte matéria-prima para os produtos, mantendo sua qualidade.

 

Onde o planejamento orçamentário entra?

Em tudo. O planejamento de vendas é um recorte do planejamento orçamentário, mas está diretamente ligado, como já falamos com outros pontos.

Isso porque tudo deve estar ligado às metas da empresa, por isso é importante considerar cenários, investimentos, estratégias e indicadores. Além disso, o planejamento orçamentário possibilita a criação de modelos de despesas e receitas para auxiliar em um controle financeiro mais eficiente.

E após a realização do planejamento, é necessário acompanhar a performance dos resultados, para monitorar se tudo está caminhando conforme o desejado. Caso aconteça desvios no orçamento empresarial, é possível realizar forecast e ajustar os valores para o que foi decidido inicialmente através de planos de ação.

 

Otimize o processo orçamentário

Para agilizar a gestão orçamentária da empresa e proporcionar mais eficiência, segurança e transparência ao gerenciamento financeiro, é importante considerar os recursos tecnológicos.

É possível elaborar não só o planejamento orçamentário como o de vendas em planilhas, mas a segurança das informações fica prejudicada, além de estar vulnerável a erros de digitação ou em fórmulas. Esses erros podem ser difíceis de serem identificados e causar transtorno e lentidão na gestão.

Uma alternativa, utilizada pelas maiores empresas do mercado, é contar com um software de planejamento orçamentário, que automatiza todo esse processo e centraliza todas as informações.

Isso reduz a chance de dados desencontrados, garante a confiabilidade e segurança das informações e traz mais agilidade para o processo, permitindo que os gestores tenham mais tempo para pensar em novas estratégias e tomar melhores decisões.

Outros recursos que favorecem seu uso são a rápida consolidação de resultados, a fácil visualização de dados em relatórios e gráficos amigáveis, além da facilidade em apresentar os resultados. Vale a pena pesquisar e escolher o modelo que mais se adequa às necessidades da sua empresa.

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags:
2023 AllStrategy. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Fresh Lab - Inteligência em Marketing Digital