Previsão contínua: o que é e seus principais benefícios
A previsão contínua fornece dados em tempo real para as empresas. Ela facilita a tomada de decisões e permite ajustes de acordo com o cenário atual da empresa.
Em um mundo VUCA, prever o futuro financeiro de uma empresa é crucial para o sucesso e a sustentabilidade dos negócios. Isso porque, ao conseguir antecipar despesas, receitas e tendências financeiras, é possível alocar melhor os recursos, mitigar os riscos e definir as melhores estratégias.
A partir deste artigo, você entenderá como funciona a previsão financeira contínua, quais os benefícios de se fazer isso e as melhores práticas a se adotar. Continue a leitura para conferir todos os detalhes sobre o assunto.
A previsão contínua é o uso de dados históricos para prever tendências futuras. Com base em informações consolidadas e atualizadas, a empresa identifica padrões, situações, cruza dados e projeta cenários para um período específico.
Na maioria das empresas, a previsão contínua é uma prática mensal ou trimestral e pode durar algumas semanas ou meses, tudo vai depender da complexidade do projeto.
A ideia central da previsão contínua é trazer clareza sobre o orçamento projetado, das despesas, da receita e de outros dados financeiros. Além disso, gerar insights de como o negócio será impactado pelas tendências do mercado.
Como funciona uma previsão contínua?
Ao implementar a previsão contínua, a empresa passa a trabalhar com um planejamento ininterrupto, em vez de criar um novo a cada final de ano fiscal. Isso porque, ao seguir o padrão mensal, ela sempre faz uma previsão de 12 meses.
Na prática, esse documento precisa diagnosticar o progresso atual da empresa com relação às metas de médio prazo. Assim, os gerentes conseguem trabalhar nas lacunas e definir ações para atingir seus objetivos. Eles também passam a reconhecer tendências, padrões e quebras de padrões antes de seus concorrentes.
Tudo isso impacta positivamente a qualidade da tomada de decisão, a vantagem competitiva e a saúde financeira da empresa.
Diferença entre previsão contínua e previsão estática
Como o nome já diz, a previsão estática considera um plano financeiro fixo para um determinado período, diferente da previsão contínua, que é constantemente atualizada e tem vários meses acrescentados a cada atualização.
A previsão estática pode ser comparada ao orçamento com o mesmo nome, em que as alocações de recursos são rígidas e vinculadas aos ciclos contábeis, como o orçamento de final de ano, por exemplo.
Benefícios das previsões contínuas
As vantagens de implementar previsões contínuas são diversas, estendendo-se desde a cultura organizacional e orçamentária da empresa até as tomadas de decisões. Confira, a seguir, os principais benefícios.
Melhora a análise de risco
Com a previsão contínua implementada, a empresa fica em uma posição mais favorável para mapear, avaliar e reagir aos riscos. Também consegue identificar melhor as tendências de receitas e despesas e, a partir disso, responder com maior agilidade e assertividade às decisões urgentes.
Maior precisão para o planejamento financeiro
O planejamento financeiro é mais preciso porque considera as diferentes variáveis que podem impactar a empresa, como as tendências de mercado e os dados financeiros.
Projeções mais realistas
Diferente do orçamento, a previsão não se baseia na performance do passado para considerar os resultados futuros, o que diminui as chances de suposições incorretas ou desatualizadas com o mercado atual.
Pense no ano de 2020 como exemplo: o orçamento de 2019 foi bem diferente do orçamento exigindo no cenário pandêmico que assolou o mundo no ano seguinte, exigindo das empresas um plano de contingência bem consolidado.