A previsão de estoque envolve a integração de dados históricos de vendas e transações com o planejamento atual da demanda e relatórios de produção.
O estoque representa não apenas um ativo financeiro significativo, mas também um componente essencial para atender à demanda dos clientes de forma oportuna. No entanto, manter o equilíbrio adequado entre oferta e demanda pode ser um desafio complexo.
É aqui que entra a previsão de estoque, uma prática essencial que combina dados históricos, análises de mercado e ferramentas modernas para projetar com precisão as necessidades futuras de estoque.
A previsão de estoque consiste em combinar dados históricos de vendas e transações com o planejamento atual da demanda e relatórios de produção. Isso é feito para estimar o nível ideal de estoque de produtos no futuro.
Esse recurso permite que as empresas se planejem para um aumento ou uma queda na demanda do cliente, gerenciando a produção ou pedidos a fim de minimizar os custos de estoque.
Tipos de previsão de estoque
Vale destacar que há algumas maneiras de avaliar o estoque; as mais conhecidas são por tipos de demanda e por tendências de demanda. Entenda, a seguir, o que cada uma significa.
Previsão de estoque por tipos de demanda
A análise dos dados históricos de vendas mostra a variação na demanda entre diferentes itens, possibilitando que os responsáveis acompanhem as tendências e projetem as vendas futuras.
Alguns produtos têm alta demanda de acordo com a popularidade sazonal, como é o caso dos ovos de Páscoa e dos panetones. Outros estão disponíveis e são procurados consistentemente ao longo do ano.
Identificar esses tipos de demanda ajuda a prever quando investir em cada produto, garantindo que se atenda aos níveis mínimos de estoque.
Previsão de estoque por tendências de demanda
A tendência de demanda está sujeita a diferentes cenários de mercado, como tecnologia, moda e outros. É normal, nesse cenário, haver flutuações.
Ainda assim, os produtos seguem tendências básicas de demanda, como as fases de introdução, crescimento, maturidade e declínio. Essas fases indicam onde o produto está e estará no futuro próximo.
Após sua fase de introdução, o produto entra na fase de crescimento, onde as demandas e vendas aumentam.
Essas tendências possibilitam avaliar os tipos de demanda de estoque e garantir uma previsão precisa.
Como fazer uma previsão de estoque efetiva?
Para construir uma previsão de demanda efetiva, que realmente gere insights corretos, é preciso desenvolver um trabalho a partir das seguintes ações:
Entender as flutuações sazonais da demanda;
Utilizar a previsão qualitativa;
Identificar valores discrepantes na previsão de demanda;
Use a tecnologia a seu favor
O AllStrategy Plano é um software de gestão financeira que oferece funcionalidades essenciais para a previsão de estoque.
Com recursos avançados de análise e integração de dados, o software pode ajudar as empresas a prever com maior precisão suas necessidades de estoque, otimizando assim a gestão de inventário e reduzindo custos desnecessários.
Entenda mais sobre suas funcionalidades. Clique no banner e confira!
GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: controladoria, planejamento estratégico, Plano