Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the insert-headers-and-footers domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/site/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/site/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Compliance: qual a importância para sua empresa? - AllStrategy
Blog, Gestão Empresarial

Compliance: qual a importância para sua empresa?

Compliance: qual a importância para sua empresa?

O compliance vem se tornando um dos principais recursos para combater práticas ilegais e desvios de corrupção nas organizações. Conforme o relatório Definitive Risk & Compliance Benchmark Report 2021, desenvolvido pela Navex, as empresas estão cada vez mais atentas e buscando ferramentas para praticar o conceito e buscar sua evolução.

No período de apenas um ano, o relatório destaca um aumento de 29% em programas de compliance avançados. Portanto, a necessidade de “sair do básico” para, então, amadurecer a prática e torná-la rotineira nas empresas, tem aumentado, demonstrando a sua eficiência em diversas áreas — principalmente na gestão orçamentária.

Mas afinal, o que é exatamente compliance? Em termos simples, consiste em um conjunto de normas e condutas, que devem ser seguidas pela empresa e seus colaboradores, para cumprir com as obrigações dos órgãos de regulamentação. Seu conceito tem como foco gerar mais valor ao negócio, para garantir a sua sustentabilidade e diferencial competitivo.

Neste conteúdo, você vai entender melhor o que é o compliance nas empresas e qual é o seu papel, além dos pilares que norteiam a prática, como implementá-la e trazer a tecnologia como poderosa aliada no processo para quem deseja começar — ou evoluir — o conceito internamente. Boa leitura!

Software Alstrategy Fluxo

O que é compliance nas empresas?

Compliance é um termo em inglês que, traduzido, significa “estar em conformidade”. Após a aprovação da Lei 12.846, em 2013, que discorre sobre a responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas, o conceito tornou-se cada vez mais necessário para as empresas, já que a prática demonstra que a organização está em conformidade em termos éticos e legais no contexto da gestão empresarial.

Neste sentido, é importante destacar que o conceito abrange não apenas as empresas, como também seus colaboradores. É essencial que, para ser aplicado de maneira eficiente, seus funcionários também se comportem adequadamente, garantindo o cumprimento das normas e deveres internos.

Na prática, imagine uma empresa que atua no segmento de construção. Para garantir a segurança dos colaboradores, é necessário cumprir normas regulamentadoras de segurança de saúde e do trabalho. Assim, o compliance atua para garantir que tais normas sejam atendidas e proteja a empresa de possíveis punições em caso de descumprimento.

Qual o papel do compliance?

Para entender seu papel nas empresas, vale relembrar o que levou o conceito a tornar-se tão relevante no universo corporativo. Em um cenário no qual as iniciativas anticorrupção surgem, o compliance tem o papel de criar mecanismos para prevenção de problemas de todos os tipos nas organizações.

Com tantos processos internos que envolvem desde leis trabalhistas, até prestação de contas e gestão orçamentária, muitas são as oportunidades de erro humano durante o caminho. Por isso, o compliance também tem papel fundamental de garantir que as normas estejam sendo cumpridas e evitar o enfraquecimento da empresa no mercado.

Quais os pilares do compliance?

Após o conceito ser amplamente difundido com a aprovação da Lei 12.846, o decreto nº 8.420, de 2015, ajudou as empresas que estavam aderindo à prática definindo alguns pilares para, assim, criar um “ponto de partida” com conceitos essenciais da prática do compliance. Confira alguns deles:

  • Comprometimento da alta direção da empresa: o exemplo precisa começar de cima, portanto, a liderança precisa estar engajada na iniciativa;
  • Métodos de avaliação de riscos de atividades: definir ferramentas para mensurar os riscos das ações realizadas;
  • Implantação de política de compliance: códigos de conduta para nortear as ações;
  • Controle interno das atividades: acompanhamento das tarefas para garantir que as normas estão sendo cumpridas;
  • Comunicação e treinamento para gestores e colaboradores: além de difundir a importância da prática, também é necessário treiná-los para garantir que eles consigam identificar práticas dissonantes da conduta da empresa;
  • Canais de denúncia: um espaço disponível, garantindo a segurança dos colaboradores;
  • Investigação interna: capacidade de apurar as denúncias realizadas no canal;
  • Due dilligence: processo legal investigativo sobre informações de determinada empresa (para fechar um negócio, por exemplo);
  • Auditoria e monitoramento: para manutenção da prática.

Como implantar o compliance nas empresas?

Agora que você já sabe o papel do compliance e sua importância para a organização, confira como dar o primeiro passo para implementar a prática na sua empresa:

  1. Comece com um código de conduta, para ter um “referencial” de práticas que podem ou não serem realizadas na empresa, com uma linguagem acessível e direta;
  2. A partir do código, é hora de disseminá-lo pela organização e reforçar a importância de segui-lo, principalmente com as lideranças — o exemplo vem de cima;
  3. Crie canais de denúncias internos, que possibilite aos colaboradores compartilharem casos dissonantes do código de conduta de maneira sigilosa;
  4. Reforce a idoneidade do negócio: a empresa não se envolve com atividades moralmente questionáveis.

Tecnologia como aliada do compliance

Como se pôde perceber até aqui, é fato que a prática exige um monitoramento contínuo para ser feita de maneira eficiente. Afinal, existem diversos tipos de compliance (como o fiscal e tributário, por exemplo) e acompanhar a necessidade de cada um deles pode ser uma atividade bastante complexa para a empresa.

Em contrapartida, a tecnologia surge como uma forte aliada para implementar a prática. Com alguns sistemas de gestão orçamentária, por exemplo, é possível ter mais segurança e confiabilidade nos dados da organização.

Assim, com informações claras de cada atividade e seus impactos no orçamento como um todo, é possível traçar estratégias mais assertivas.

Softwares para facilitar a prática

Podemos concluir então que o compliance está cada vez mais difundido nas empresas. Negócios que ainda não investem na prática e no seu amadurecimento, podem sentir seus impactos, desde a gestão orçamentária, até no comportamento dos colaboradores.

Sendo assim, é fundamental mergulhar neste conceito para garantir o diferencial competitivo. Para isso, a automação pode ser uma forma eficaz para tornar a prática mais acessível.

O Software Plano, por exemplo, é uma solução automatizada para apoiar na implantação de novas práticas no seu negócio e uma ferramenta capaz de otimizar a gestão da empresa em apenas um só sistema.

Software Alstrategy Plano

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: Compliance, controladoria, planejamento financeiro, tesouraria
2023 AllStrategy. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Fresh Lab - Inteligência em Marketing Digital